12.15.2006

3 Ciclistas Ibéricos em Hollywood (EUA)

Dia 134
Km 9210

Essa manha tinha acordado decidido a seguir viagem. Já estava em São Francisco há 8 dias, e apesar de adorar a atmosfera da cidade e a pausa do rabo no selin, ainda tinha pela frente mais de 17000 km, e dezenas de outras cidades a visitar.
Tinha a bicicleta no pequeno Hall da entrada do Tortoise Hostel. Através da porta de vidro, via a chuva a cair la fora. Coloquei as 4 malas na bicicleta, o saco-cama entalado entre o selim e o suporte metálico, e a tenda nova por estrear, que comprei no dia anterior (pois a que tinha, os fechos já não funcionavam, tinha uma vareta partida, e estava a descoser-se pelas bainhas), e apertei tudo com duas cordas elasticas. As minhas malas representam um pouco a minha forma de estar nesta viagem. As duas malas da frente são o Nuno arrumado, organizado e disciplinado. Nelas transporto a minha roupa toda, bem dobrada e arrumada, os livros: um diário, um bloco de notas, um guia dos estados unidos, um livro de animais e plantas da Américado norte, um mini atlas do mundo, um caderno onde registro quilometragens, desniveis de altitude, etc, etc, e vários mapas. Como se não fosse peso suficiente, adicionei a carga um guia do México, do tamanho de uma Bíblia e com um peso absurdo de cerca de um quilo. Nas malas da frente viajam também o meu colxão insuflavel, uns painéis solares, e um saco meticulosamente guardado, cheio de panfletos, CD's, pequenos livros das criancas especiais da APPC LEIRIA, paradistribuir na América latina. nelas, consigo sem isitar, encontrar o que procuro.
As malas traseiras, são o Nuno bagunçado, caótico e desorganizado. Nelas encontra-se a cozinha, que inclui fogão, tachos, frigideira/prato, condimentos, etc. Pecas suplentes viajam ao lado de comida, ou a cana de pesca ao lado do filtro d'agua. Entre outras pecas de equipamento, transporto também uma rede, que espero usar como cama entre duas arvores la mais para sul quando fizer mais calor, cabos e fios para a maquina fotográfica, I-pod e speakers, cordas e molas para estender a roupa, kit de costura, e uma placa de madeira com nossa senhora de Fátima gravada, que a minha mãe insistiu em que eu carrega-se, para me proteger das dificuldades da estada, etc etc...
Nas malas traseiras, os objectos flutuam entre malas de acordo com o peso do dia, e ao contrario das malas dianteiras, tenho dificuldade em encontrar o que procuro.
Verifico se esta tudo bem apertado, subo as escadas da hospedagem, e entrego a chave do quarto a recepcionista. Como a Internet era gratuita, resolvi ver mais uma vez a minha caixa de correio electrónico. Tinha recebido um e-mail da Sheila, que iria ajudar a decidir o resto do itinerário nos Estados Unidos.

A Sheila e uma jovem americana da Pensilvânia, que eu tinha conhecido num parque de campismo no norte da Califórnia duas semanas antes. Tinha passado 9 anos de serviço militar, 4 deles numa academia militar, mais 5 de serviço na "US coast guard", e decidiu desfazer-se da rigidez e disciplina de tanto tempo de serviço, com uma viagem de bicicleta pela costa oeste americana. A Sheila estava em São Francisco e convidava-me a seguir com ela pela costa ate São Diego , local onde terminaria a sua aventura de ciclismo a solo.
Tirei as malas da bicicleta subi as escadas e paguei a apreendida recepcionista por mais uma noite. Afinal de contas estava a chover la fora, e o que era mais um dia no meio de 5 centenas? As 7 horas da manhã, a Sheilla estava a bater a porta do quarto. Estava um dia lindo e a saída de São Francisco foi feita sem grandes dificuldades e com certa rapidez.
Nessa tarde já pela EN1, que desliza junto ao mar, tivemos 5 furos, eu 2 e a Sheilla 3. No dia seguinte a Sheilla teve mais 3!! Será que juntos emitíamos alguma energia negativa? Se calhar não era suporto viajarmos juntos. Ou terá sido um mau karma, por eu lhe ter dito que os pneus que trazia (Schwalbe marathon), eram os melhores para ciclismo de viagem? Seja qual a explicação para tanto furo em tão pouco tempo, a Sheilla decidiu trocar os seus pneus por 2 specialized armadillo, na seguinte cidade de Santa Cruz.

Nos dias que se seguiram, foi um prazer pedalar pelo "Big Sur", a zona costeira entre Monterey e Cambria, onde a EN1, entrelaçada entre o mar e as falésias, oferece vistas espetaculares. Paramos para almoçar junto a estrada, perto de uma Igreja de "cientistas cristãos".
Por cada aldeia ou vila que pedalo, por mais pequena que seja a comunidade, existem pelo menos 4 ou 5 igrejas de crenças diferentes o que da a opção de escolha no sermão. Praticamente todas as religiões do mundo estão aqui representadas, e algumas delas nasceram aqui, como os testemunhos de Jeová, Os Adventistas do sétimo dia, os Amish, Mórmones, ou os cientistas cristãos. Fundamentalismo cristão e um fenómeno Americano, o que faz suspeitar que osAmericanos não são assim tão espertos como aparentam. Fundamentalismo religioso encontra-se em outras partes do mundo, como a ocupação judaica da Palestina, ou certas ceitas musulmanas, mas parece ser sempre supreendente encontra-lo num pais moderno como os estados Unidos. Pode ser que que os Americanos sejam tão religiosos, porque o seu pais ser simplesmente demasiado grande complicado e violento, e que a única forma de combater essa alienação, e ingressar numa Igreja local, para se sentirem parte de uma pequena e segura comunidade.
Mas apesar desse fundamentalismo religioso, os Americanos são das pessoas mais cultas e educadas do planeta, com uma literatura riquíssima, invenções cientificas sem paralelo, grandes pensadores em qualquer campo académico. Mas porque e que eles não se educam acerca do resto do mundo?
E fácil para nos, ficar-mos supreendidos e por vezes irritados com a ignorancia Americana, em especial quando as suas politicas externas afectam o mundo inteiro. A maioria dos Americanos que tenho conhecido, não se enquadram nesta imagem.
O Americano comum pode ser ignorante em geografia mundial, mas quando de ferias em Lisboa, não publicita a sua ignorancia a 15 decibais no mosteiro dos Jerónimos. Para evitar situações embaraçosas, por vezes adiciono a palavra 'Europa', a seguir a Portugal, quando me perguntam de donde sou. Isto depois de já terem colocado Portugal nos continentes todos excepto Oceania.

No dia seguinte encontrámos-nos de novo com o Bernardo e o Diogo, por casualidade num parque de campismo. Viajamos os 4 juntos no resto do meu percurso nos Estados Unidos.
Dias depois, chegamos ao final da tarde a Santa Mónica, uma das 88 cidades satélite da mega-metrópoles de Los Angeles. A nossa espera estava a Cassandra, a Laura e o Xavier, os nossos jovens anfitriões, que nos iriam mostrar a cidade de LA, nos 4 dias que por ali passamos. A casa onde ficamos alojados, situava-se num dos bairros chiques da cidade-praia de santa Mónica, e pertencia a Betty Lucier, a avo da Cassandra. Uma Americana de 82 anos, mas com uma energia de fazer inveja a muitos,e com uma vida bastate interresante. Autora do livro "Amid my alien corn", Lucier tinha sido espia em Madrid durante a guerra fria. Numa das parteleiras da sua enorme biblioteca, encontrava-se uma edicao francesa de um livro de Mario Soares;"Le Portugal Baillonne".
Os nossos jovens anfitriões eram todos recém formados em cinema, e a tentar a sua sorte na selva cinematigrafica de Hollywood. Tinham participado na equipa técnica de um filme de terror ( que se ira chamar 30 Griffin Lane). As filmagens tinham terminado, e o director ofereceu uma festa em sua casa para celebrar, a qual nos fomos convidados.

Vesti a minha melhor roupa: as botas de montanha, umas calcas tipo tropa, cujo verde original, se tinha tornado num verde-amarelo, torrado pelo sol, e que não eram lavadas há varias semanas, uma t-shirt laranja, lavada, mas um pouco amassada e a servir de casaco; o meu colete corta-vento. Sentia-me pouco a vontade quando entra-mos. Mas o bufete no jardim da casa e o bar aberto com todo o tipo de bebidas, pôs-nos a vontade em pouco tempo. Não tardou para que todos os convidados tivessem conhecimento dos 3 ciclistas aventureiros (e barbudos) da península ibérica. Quando dei por mim, ao 3 whisky estava envolvido numa entretida conversa com o assistente do director, o Diego dançava na sala com 2 das actrizes e o Bernardo falava com um dos câmara man. A boa maneira ibérica fomos os últimos a sair da festa, e com a adrenalina cinematografica a subir a cabeça, ainda fomos passar o resto da noite a Hollywood Boulevard.....

Ao quarto dia, ainda meio intoxicados pela atmosfera de LA, partimos de novo, pedalando todo o dia, sem sair da gigantesca cidade, passando a noite em Long Beach, onde no dia seguinte, nos encontramos de novo com a Sheilla, que tinha ficado com amigos ali por perto.
Os cerca de 250 km que separam as cidades de Los Angeles e San Diego, foram das menos interessantes do meu percurso nos estados unidos. Cidade após cidade de luxuosas casas, estradas com trafico intenso e poluição. Alguns passeios junto ao mar, passando por pequenas aldeias pitorescas, aliviavam um pouco a sensação de estar a pedalar numa continua cidade durante 3 dias.
A um certo ponto desviamos pela base naval de "camp Pendleton US Marine Corps". A base naval, era uma autentica cidade, com lojas restaurantes, centros comerciais e comdominios para os tropas. Ciclistas estavam autorizados a atravessar-la, para fugir ao trafico excessivo das estradas. Pediram-nos identificação e obrigaram-nos a usar os capacetes. teríamos passado sem a menor dificuldade, senão fosse a infeliz ideia do Diego de começar a filmar. A Sheilla teve que intervir, mostrando a sua identificação militar e responsabilisando-se por nos, e que por ser de um rank mais elevado, nos inibiu de qualquer problema.

São Diego fica a poucos quilómetros da fronteira Mexicana e da cidade de Tijuana. Do outro lado da fronteira, espera-me a península da Baja Califórnia. A minha próxima etapa de cerca de 1500 km por praias de mar azul e zonas de deserto árido, onde irei passar o natal e passagem de ano. Apesar de já estar na estrada há 4 meses e meio, estou bues de excitado coma passagem para o mundo latino, e com a sensação de que a viagem vai agora começar....

Nuno Brilhante Pedrosa
em San Diego, Califórnia, USA

12 comments:

BlueLittleGuy said...

Olá Nuno,

Eu sou um dos 5 Portugueses que encontraste em Peito Lake nas Canadian Rockies (perto de Lake Louise).

Tenho vindo aqui algumas vezes ver por onde andas e a unica coisa que posso dizer é que é altamente frustrante estar fechado num escritorio numa sexta-feira ao final do dia após uma semana de stress a ler os teus ultimos relatos ;) ...

Espero que não te importes, mas refiro-te no meu blog como uma pessoa que me "fez mal" conhecer: Pessoas como tu mostram-nos que existem alternativas aos estilos de vida estereotipados que a sociendade nos oferece e que quando estamos dispostos a abdicar de algum conforto e previsibilidade na vida acabamos por ganhar e viver muito mais... E isto faz com que o dia a dia tal e qual como o vivo pareça cada vez mais "pesado" e desprovido de sentido real...

E prontos, só me resta desejar-te a maior das sortes agora que a viagem realmente começa e deixar-te com a certeza de que vou vindo aqui para beber alguma inspiração e principalmente para me lembrar que realmente existem possibilidades de vida fantasticas para além do obvio!...

Um grande abraço,

-Rui Cardoso

Anonymous said...

Nuno,

Há largos meses que acompanho esta tua jornada, nesta altura do ano apenas te quis deixar um desejo de muita saude, força nas canetas, e de Boas Festas.
Helder

Anonymous said...

[b][url=http://www.bestbagsonlinestore.com/]louis vuitton outlet[/url][/b] One previous price cut process I'd choose to point out is the a little weakened a single. Oftentimes, if a merchandise is transported it's ruined come what may. This implies which the retailer will sell you a rather irregular handbag at an awesome deal. Perhaps you might be common with Louis Vuitton Low-priced Handbags from your trunks, although the Louis Vuitton watches can offer you spectacular as if you already know them. You don believe that it? Arrive and follow with the editor to view Basel View Good 2012. Then you definitely is often also obsessive about Louis Vuitton watches..

[b][url=http://www.toplouisvuittonhandbags.co.uk/]www.toplouisvuittonhandbags.co.uk[/url][/b] In case you are insane about the attractiveness and luxury of branded purses and wish to build precious investments, reproduction bags are classified as the best option. So, take a look at some dependable on the web retailers these days and purchase a Louis Vuitton replica on your own. Perhaps for those who don t buy these days, you ll miss out on that outstanding and unique piece.

[b][url=http://www.outletonlinestore.co.uk/]louis vuitton purses[/url][/b] Staying capable to work having a selection of jobs is an additional perk to working in a modest business. The ability to be far more selective of consumers because of the tasks they've got to supply, versus being forced to decide on a task because of its rate tag, brings with it a considerable volume of flexibility that operating in the bigger organization wouldn't. Subsequently, normally you in no way know very well what you be doing work on future.
Asians routinely have a very reduced nose hyperlink and better cheekbones as opposed to most Caucasians. Just request Margaret Cho, a Korean-American comedienne. Consider a look at this put up to the woman's webpage: "Why are unable to We, an Asian American girl, locate a first rate set of glasses that may a) match my deal with, b) not give me personally a migraine anytime I hook them about, c) not slide reduced my nose, d) not give me zits inside the spots where the kidney-shaped pads they suit to the eyeglasses, as though that may enable me keep your eyeglasses on my 'misshapen' misadventure with the head.

[b][url=http://www.louisvuittonwebsite.co.uk/]louis vuitton handbags[/url][/b] four. Use tradeshows. Among the list of most straightforward and finest solutions to catch the attention of the attention of buyers is through tradeshows. During the early days of television, educators were amazed by the possibilities of the modern medium for expanding a child~s brain. These days educators see the online world to be a large reference of information. Search engines like google conveniently pinpoint info that utilized to involve hrs of library analysis.

[b][url=http://www.bestbagsonlinestore.com/]www.bestbagsonlinestore.com[/url][/b] Each individual team requirements an efficient, daring leader, another person which has a vision who sees just what the long term could appear like. He is equipped to talk regarding it in these kinds of a way that people get energized and want to be an element of it. A pacesetter speaks about a most well-liked future wherever persons are fired up and wanting to take part in the journey.

Anonymous said...

Or contact them via phone at (410) 569-0795 You may also be interested in a veterinarian who has been trained in acupuncture through the International Veterinary Acupuncture XE "Acupuncture" SocietyIt is easy to see why cartridges are so expensive People grow by growing together
You cannot program a computer without knowing what actions you must performAs a counselor[url=http://giantsofficialjersey.com/]Eli Manning Nike Jersey[/url]
therapist or healing professional (massage therapist[url=http://redskinsfootballstore.com/]Pierre Garcon Kids Jersey[/url]
physiotherapist[url=http://officialsteelersteamprostore.com/]Antonio Brown Authentic Jersey[/url]
alternative health practitioner[url=http://officialbroncosroom.com/]Von Miller Jersey[/url]
etc For more detailed information regarding gem stones the reader is referred to ;Gem Stones; by G

Anonymous said...

[b][url=http://www.onlinebagsstore.co.uk/]louis vuitton purses[/url][/b] The corporate originally created just one design of mattress, which was out there from the usual standard sizes. Possibly thanks to marketplace levels of competition, it's now quite a few styles on supply, the newest being the Tempur-Pedic CelebrityBed. It is the thickest mattress accessible using an added 2" Tempur pillow leading - this mattress may be very expensive, two times the price of the Basic Tempur-Pedic mattress; be it worth each of the extra money is very debatable - I doubt if most customers would notice the 'claimed' increased rest benefits of the CelebrityBed around the Vintage..

[b][url=http://www.beautifulbagsstore.com/]www.beautifulbagsstore.com[/url][/b] The actual Green Pepper Head unit Canvas Finances is an additional common device that is accessible. This vital tri-fold funds crafted from higher high-quality material is good to the very committed world wide web user. Each individual credit card owns not just one but two slot devices when it comes to offered credit score, the proper zipped port regarding information, a vital zipped coin system to the extra, a photograph No .

[b][url=http://www.seekingbestbags.co.uk/]louis vuitton outlet[/url][/b] Should you have on a pair of christian louboutin for guys, you are going to enjoy the cozy, slender and sexxy in each individual and every capabilities. I presume purchase christian louboutin mens flat sneakers on your boyfriend, he will really like you than ahead of. Working day time afternoon sneakers thick than at other moments, this time for you to choose the shoes would be the most appropriate.

[b][url=http://www.louisvuittonwalletsmarket.com/]louis vuitton outlet[/url][/b] Desires of currently being wild, but he understands that if he leaves his twolegs, he would die. Perhaps he might have a single paw in both lives. And when the clans get hungery his twolegs would feed them. Desire to look a little bit bit dressed up? No doubt that a few of you would possibly nevertheless need to glance lovely in your excursion. Pick out flowy skirts in order that they will not likely limit your movement if you're sitting down on extended trips. Your sneakers needs to be cozy and you simply should wear heels you may wander close to quickly in..

[b][url=http://www.lovelouisvuittonbags.co.uk/]louis vuitton bags[/url][/b] 8. Most Vuittons are selfmade. That is actually a services coverage, so they can manage the wide range of bags that go to the current market. Louis Vuitton Purses are recognized for their knack to transcend any trend trend. A genuine Louis Vuitton Handbag is surely an great equilibrium to any garments and it is one of many sector most stylish Louis Vuitton Handbags. Women and men from throughout the world depend on Louis Vuitton for the most fantastic Louis Vuitton Handbags.

Anonymous said...

[url=http://amoxicilline.webs.com/]acheter amoxicilline
[/url][url=http://acheter-amoxicilline.webs.com/]amoxicilline kopen zonder recept
[/url] amoxicilline chat
acheter Fluidixine
amoxicillin uk

Anonymous said...

[url=http://amoxicillin-buy.webs.com/]amoxicillin where to buy uk
[/url] amoxicillin 500mg leaflet
amoxicillin bp 500mg
buy liquid amoxicillin cats

Anonymous said...

What's up it's me, I am also visiting this website daily, this
web page is genuinely pleasant and the users are genuinely sharing pleasant thoughts.


Here is my website - rolexコピー

Anonymous said...

I have to thank you for the efforts you have put in writing this blog.
I'm hoping to see the same high-grade content by you later on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my very own blog now ;)

Here is my website; ロレックスレプリカ

Anonymous said...

This post is really a fastidious one it assists new internet people, who are wishing in favor of blogging.


my web page - ロレックスコピー時計

Anonymous said...

Peculiar article, just what I wanted to find.

Look into my page: コーチ

Anonymous said...

Its like you read my mind! You appear to know so much about this,
like you wrote the book in it or something. I think that you could
do with some pics to drive the message home a bit, but other
than that, this is wonderful blog. A great read. I will certainly be back.


Also visit my blog post longchamp paris