9.14.2007

Momentos de decisão...(Panama)

Os relatos da minha passagem pela Costa rica e Panamá virão numa fase posterior da viagem. Não è pela falta de histórias ou bons momentos para contar, mas pela falta de tempo, pela preguiça mental que se apoderou de mim nos últimos dias e também por estar a ponto de tomar decisões importantes em relação à viagem.

Encontro-me de momento na cidade de Panamá e ainda sem uma decisão concreta em relação às próximas pedaladas a dar. Existem várias hipóteses de travessia para a Colômbia. Não existem estradas nem transportes terrestres ou marítimos regulares entre os dois países.

Opção A: a opção mais rápida e eficiente, mas também a mais fácil, será voar para Cartagena.
Opção B: a mais turística, seria viajar em barco à vela através das ilhas de San Blas numa espécie de "mini-cruzeiro" de 4 a 5 dias.
Opção C: será viajar à "boleia" de barcos de carga, ou de pescadores ao longo da costa das Caraíbas via San Blas, Albadia e Turbo (Colômbia). De turbo seguiria de bicla até Cartagena.
Opção D: será um percurso idêntico mas pelo lado do pac ífico, via La Palma e sabe-se lá por onde no lado colombiano.
Opção E: será atravessar o "Darien Gap".

A estrada Pan-Americana não atravessa do Panamá para a Colômbia. Termina no meio da selva numa cidade chamada Yaviza, no meio da vasta zona selvagem do Darien, iniciando 80km depois já em território colombiano. Esta "falha" de transporte terrestre entre a América do norte e a América do sul, é conhecida como o " Tampon del Darien", ou "Darien Gap".
Yaviza é , literalmente, o final das estradas.

Nos próximos blogs segue-se um relato diário da minha travessia (seja ela por onde for), entre a cidade do Panamá e a cidade de Cartagena (Colômbia).


Nuno Brilhante
Em Panamá City.

1 comment:

Luís said...

Rapaz,

Boa sorte aí na sua travessia. Já ouvi dizer que esse Darien Gap é algo realmente sinistro. Se você atravessar por aí, publica umas fotos!

Abraço,